Criança e o seus desafios: Emoções
- karinapoliver
- 3 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
Alegria, raiva, medo, tristeza são só algumas das emoções que fazem parte da nossa vida, algumas são fáceis de identificar, outras menos. O fato é que identificar o que sentimos nos ajuda a lidar melhor com determinadas situações.
Com as crianças não é diferente. Mesmo um bebê, é sensível para compreender a seu modo, o afeto das pessoas com ele. É por isso que o cuidado com os sentimentos é muito importante, pois a infância, como todas as fases da vida, é composta por inúmeros sentimentos.
A criança tem alegrias, angústias, tranquilidade, tristeza, raiva e saber lidar com cada um dos variados sentimentos é fundamental para o cotidiano.
A escola junto com a família tem um papel fundamental de estimular o desenvolvimento de um repertório cada vez mais variado de habilidades sociais, o autocontrole e a expressividade emocional, que dizem respeito principalmente ao reconhecimento, nomeação de sentimentos e expressão de emoções da criança.
O trabalho socioemocional deve ser refletido e cuidado a cada momento, desde o início da vida com os filhos, só assim eles aprenderão a lidar com seus próprios sentimentos e exercitarão a empatia, a preocupação com o sentir do outro.






Comentários