Educação na escola ou em casa?
- karinapoliver
- 19 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Você já ouviu falar em educação domiciliar ou "homeschooling"?
O termo significa 'educação em casa' e a prática é adota por muitas famílias que querem educar seus filhos fora da escola. No caso, os próprios pais ensinam as crianças ou, se preferirem, contratam professores particulares.
A metodologia em si foca em ensinar no tempo de cada um, sem nenhum tipo de pressão para aprender. Os defensores também dizem que a religião e a política são fortes motivos que fortalece a tese de que vale somente as crenças da família. Por outro lado, a escola é muito importante no processo de construção do indivíduo e excluir a criança do seu convívio tem seus impactos.
Além do aspecto protetor, é através deste ambiente que a criança desenvolve as habilidades emocionais e sociais. Outro ponto é a falta de convívio social com outros alunos da mesma idade onde a escola traz esta experiência do existir do outro, do argumentar, de conviver com quem você não gosta e de entender como funciona esse processo de comunidade.
É importante que cada família analise o que é bom para a criança baseado no patamar de que educar a criança nas sua próprias crenças e valores é importante, mas deixar que a escola participe deste processo é melhor ainda, por isso, antes de optar pelo homeschooling, tenha a certeza de ter buscado uma escola que tenha os mesmos princípios e valores e um bom planejamento pedagógico, isto fará toda a diferença na sua decisão.






Comentários