top of page

Como explicar a morte para a criança?

  • Foto do escritor: Zigue Zar
    Zigue Zar
  • 29 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

ree

Estamos vivendo tempos muito delicados e todos conhecemos alguém que perdeu um ente muito querido para a Covid-19. Então, como falar deste momento tão delicado com os pequenos? Muitos pais não sabem como falar ou agir e acabam poupando as crianças deste momento de dor e criam histórias como "virou uma estrela", "foi morar no céu" e outros recursos que acabam escondendo ou adiando a verdade. Segundo psicólogos, por mais dolorido que seja, o tema precisa ser abordado da maneira mais natural possível.


Eles afirmam ainda que, a partir dos sete anos, a criança já tem uma facilidade melhor para entender o significado da morte e de sentir o quão doloroso é perder para sempre alguém, seja uma pessoa da família e/ou animal de estimação.


O fato é que não existe uma metáfora ou mesmo uma explicação certa para falar sobre a morte com as crianças. O ideal é evitar expressões e metáforas que as levem a entender ao “pé da letra” e isto acabe gerando situações de medo e confusões emocionais.


Quando surgir questionamentos e a necessidade de tentar entender o que aconteceu do tipo "E agora?" ou "Para onde ela vai?", explique a verdade. Acolha e permita que a criança viva o luto de forma natural e percebendo que ela sempre terá outras pessoas que irão amá-la.


No ambiente escolar é muito importante que temas como a morte, ausência, dor e memórias, sejam explorados para que os pequenos entendam que isto faz parte de nossa existência, e assim, compreender que fazemos parte de um ciclo.


Comentários


bottom of page