top of page

Qual o melhor momento de levar o filho para a creche?

  • Foto do escritor: Zigue Zar
    Zigue Zar
  • 14 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de out. de 2021


ree

Qual o melhor momento para levar o seu filho para a creche? Se fizermos esta pergunta hoje, para muitos pais, a resposta será em alta voz: “nenhum!”. É comum que pensem assim, afinal, ninguém quer separar ou delegar para terceiros o cuidado do seu bem mais precioso.

No entanto, a rotina profissional das famílias e a insegurança de deixar a criança com cuidadores acaba não dando outra escolha a não ser levá-la para um espaço que requer mais preparo profissional e atividades que acolham e ajudem no desenvolvimento do seu pequeno.

A verdade é que não existe o momento certo ou uma idade mínima para que seu filho frequente um ambiente escolar, e sim, pais que se sintam seguros e repassem esta confiança para a criança em qualquer idade, afinal, mesmo os bebês podem se sentir confiantes em um novo ambiente se seus pais passarem a segurança emocional que a criança precisa e isto só depende da família.

A escolha de um bom espaço escolar, com profissionais capacitados e uma metodologia acolhedora que torna a criança feliz em todo o seu processo de desenvolvimento são requisitos primordiais para que os pais se sintam confiantes e satisfeitos com a sua escolha.

É importante considerar que toda adaptação deve começar primeiro pelos pais, e o papel da instituição educacional é de suma importância, por isso, acolham e os ajudem a entender com clareza cada processo.

Para a família, estejam abertos a entender e considerar os benefícios de um ambiente escolar para a criança como:

  • Socialização: É fundamental para que a criança trabalhe a timidez, desenvolva o afeto, a empatia e a consciência de existência do outro;

  • Desenvolvimento integral: Um ambiente escolar preparado pode oferecer inúmeros benefícios motores, cognitivos, sociais e afetivos; e

  • Rotina infantil: Toda criança necessita de horários que a ajudem a organizar a sua rotina e tragam referências de que existe um momento para tudo.

Por fim, lembrem-se que um espaço escolar traz inúmeros benefícios para a criança, mas ela nunca irá substituir o lugar mais acolhedor do mundo: O lugar da família.


Comentários


bottom of page